Devo usar o condicionador antes ou depois da máscara?

Muitas meninas que seguem os cronogramas capilares que se encontram no Facebook, Pinterest e em blogs têm esta dúvida?

Afinal o que fecha a cutícula? O condicionador ou a máscara?

A realidade é que ambos têm esse propósito de fechar a cutícula. Aliás, até o próprio champô o pode fazer, se for criado para esse efeito. 

Mas primeiro, vamos simplificar as coisas. Vamos pensar só em dois tipos de cabelos: cabelos finos e cabelos normais ou grossos.

Os cabelos finos não suportam produtos com um peso molecular grande. Pelo que os produtos que são formulados para eles são muito mais leves. Daí a existência do condicionador. Ele condiciona o cabelo para que a cutícula feche por completo e o cabelo fique mais brilhante. 

E aí vocês perguntam: e a máscara? 

Há máscaras para cabelos finos, geralmente designadas por volumizadoras. E apenas estas são indicadas para cabelos finos. Só que se um cabelo passou por uma coloração, um alisamento ou uma descoloração a sua estrutura foi alterada. Para o tratar será necessário um condicionador para cabelos fragilizados, secos ou muito secos. Uma máscara com moléculas mais pesadas só vai deixar o cabelo mais mole e sem volume. Até pode tratar, mas não fica bonito.

Os cabelos normais ou grossos já suportam um maior peso molecular. Certas pessoas usam máscaras sempre que lavam o cabelo porque o cabelo precisa e aguenta. Ao contrário do cabelo fino, vai manter o volume e fica mais macio.

E as cutículas? As cutículas são pequenas escamas do cabelo. São como as telhas do fio de cabelo. Um produto só abre ou fecha as cutículas consoante o seu pH. Se o produto for alcalino ele vai abrir as cutículas. Se for ácido vai fechar. 

Por isso é que no dia da coloração de um cabelo o champô e a máscara que aplicamos no vosso cabelo têm um pH ácido. O primeiro vai ajudar a fechar a cutícula e o segundo contribui para que fique fechada, repondo ainda mais nutrientes.

O cronograma capilar foi criado por pessoas que não são profissionais de cabeleireiro. Muitas vezes incitam a compra de produtos em excesso dando a ilusão de que o cabelo está a ser tratado. Outras vezes fornecem receitas caseiras que prejudicam o trabalho do cabeleireiro/a quando vai realizar um trabalho técnico de coloração, descoloração, alisamento ou permanente. 

Um cabelo deve ser tratado, sim! Mas com peso e medida.
Telma Margarida

#cronogramacapilar #mascaraecondicionador #mascara #condicionador #cuticula #fiodecabelo #tricologia #telmamargarida 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Anda mais despenteada? Nós explicamos o porquê!

Cabelo cinza