Qual a diferença entre coloração e tinta de cabelo?


A diferença não é nenhuma.  Mas quando nos sentamos na cadeira do nosso cabeleireiro preferido e nos falam em coloração de crescimentos então aí se gera a confusão.

Por isso vamos retroceder um pouco no tempo. A primeira vez que aprendi a usar estes termos foi em formações da L'Oréal. ( Não sei se foram eles os criadores, por isso não quero atribuir créditos de originalidade em vão. ) E lá aprendi que as raízes eram crescimento e que tinta era coloração. Aprendi que nós não pintamos cabelos, nós colorimos. Que usar descoloração era para fazer madeixas e ondulação era uma permanente. 

A partir daqui parece que se gerou uma nova era. E uma divisão entre os profissional que usa os termos antigos e é tratado como obsoleto e o novo profissional que usa termos mais modernos e diferentes. Entretanto, nos supermercados e em revistas de moda, só muito recentemente é que esses termos começaram a ser "atualizados". 

Ora aqui se gerou também a confusão entre o profissional e o cliente. O cliente estava habituado a ouvir uma coisa e depois passou a ouvir outra, sem muito bem perceber porquê.

O meu objetivo é desmistificar este e outros termos que são básicos para os profissionais mas incompreensíveis para a pessoa que está fora do mundo dos cabelos. Se tiverem dúvidas sobre mais conceitos digam-me. Terei todo o gosto em escrever sobre isso.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Anda mais despenteada? Nós explicamos o porquê!

Cabelo cinza